24/06/08

Blogs

Do 0 de Conduta, transcrevemos com a devida vénia o post OS RICOS QUE PAGUEM A SAÚDE (MAIS OU MENOS):

Só há um pais da OCDE em que o Estado não garante os cuidados universais de saúde. Nos EUA, onde o Medicare garante a saúde dos pobres, todos os outros têm que pagar pelo seu bolso os famigerados seguros. Resultado. No país que mais gasta com a saúde em todo o mundo, 46 milhões de pessoas não têm acesso a nenhum cuidado de saúde, público ou privado.

É a partir deste excelente exemplo de ineficiência e iniquidade que Ferreira Leite que conter as despesas do Estado. Não apresenta um número sobre o SNS que exija a alteração da sua filosofia, o que se compreende quando estamos a falar do serviço público mais eficaz e que, ao contrário de quase tudo no país, se encontra entre os melhores do mundo. Os ricos que paguem a saúde, parece ser o mote deste novo PSD. Como os ricos já não põem os pés no serviço público, fica-se sem perceber onde é que este serviço universal empobrecido vai melhorar o que quer que seja. A não ser, claro, que Ferreira Leite pretenda mexer no bolso na classe média e média-baixa. A mesma que já se encontra sobreendividada, recebendo salários de mil e poucos euros para pagar 500 ao banco pela prestação da casa.

Ferreira Leite começou a sua campanha mostrando-se preocupada com a pobreza e o empobrecimento da classe média. A sua primeira proposta é coerente. Nivelar por baixo, destruindo o melhor e mais eficiente serviço público para promover a iniciativa privada. O “novo” PSD pode ter menos aparato cénico e ser menos histriónico, mas é apenas uma nova embalagem para a demagogia de sempre.

Categorias do Technorati , , ,

21/06/08

Operação Robin dos Bosques

Estou muito impressionado com o anúncio da Operação Robin dos Bosques.
A minha costela romântica sente ternurinha perante tão idealista ideia.

O meu problema é que se a moda pega poderão proliferar os mini-Robins copiando a ideia e o mecanismo.

Mas tenhamos fé: tudo acabará em bem.

Só faltam a lady Marian e o frei Tuck.

18/06/08

Paco Ibañez

Colaborando

Hoje conto com a colaboração de colaboradores que colaboram por gosto, sem cansaço por colaborarem. É esta colaboração que aprecio, haja calor ou frio, chuva, neve ou granizo.

Estes colaboradores colaboram onde haja necessidade de colaboração: limpezas, lavagens, cozinha ou repassagem de roupa, costura ou bordado, mecânica ou informárica.

Colaboradores destes há poucos: por isso colaboram tanto, procurando suprir a sua exiguidade em número.

Quem são eles?

Imigrantes claro. Mesmo que à revelia do Paulinho Portas.

Pois. No colaborar é que está o ganho. É colaborando  que a gente se entende, sustenta e vive.

01/06/08

A senhora Presidente (do PSD) e o homem da roleta russa

Quando resolvi - com solícita determinação - fabricar este blog, estava longe de pensar ver Manuela Ferreira Leite (mulher, cavaquista, determinada e plausível) liderando o PSD.
Só alguém do seu porte poderá conseguir percorrer o terreno minado que 60% de votantes noutros candidatos fazem prever. Mas à custa de muito suor e perca de tempo.

Reconhecendo-lhe os "méritos", prevejo o pior: são esses méritos que a enterrarão. Na conjuntura actual, uma tecnocrata séria e competente é muito pouco. Hoje como nunca, o primado é da política e da astúcia malandreca. "Qualidades" que manifestamente não possui e que o 1º Ministro exibe à saciedade.

Sócrates é um sortudo: Saíu-lhe a vitória na rifa de 2009. Depois de levar por tabela com a crise financeira e energética internacional, enfrenta - para compensar - uma avó tresandando a receituário da finanças e deficit, um Alegre tristemente vazio de ideias e cheio de si, um Portas desbragado esperando migalhas duma avó que o tratará como merece.

E ainda por cima, a eleição da avó-Conselheira de Estado e dilecta amiga levará Cavaco a uma maior contenção crítica...